Ouça a leitura desse concerto:

56º Concerto: Strauss, Hahn e Bach

03 de setembro de 1953

1ª parte

Richard Strauss

Richard Strauss, nascido em 1864 e falecido em 1949 é um dos grandes nomes da música alemã contemporânea. Dotado de grande técnica de instrumentação, ampliou os limites da orquestra wagneriana, tratando-a com uma virtuosidade raramente ultrapassada. A influência de Liszt e de Wagner em sua obra é manifesta e o caráter monumental de sua orquestra lembra Berlioz. O lado mais interessante de sua produção é constituído pelos poemas sinfônicos, gênero de música de programa, ilustrado de um texto ou assunto literário, criado por Liszt, e um dos mais representativos poemas sinfônicos de Richard Strauss é "Till Eulenspiegels", composto em 1935. "Till Eulenspiegels" é uma personagem lendária da Flandres, espécie do nosso Pedro Malasartes, que costumava pregar peças aos burgueses pacíficos. Neste poema Strauss descreve-o com rara habilidade técnica, evidenciando mais uma vez o seu domínio virtuosístico da orquestra.

Richard Strauss (Alemanha, 1864-1949): Till Eulenspiegels Lustige Streiche*




Duração: 15:47

Reinaldo Hahn

Reinaldo Hahn nasceu em Caracas (Venezuela) em 1874, mas musicalmente é, considerado francês, além de morar na França desde os três anos de idade, toda sua produção musical está integrada na vida artística desse país.
Hahn ingressou no Conservatório de Paris aos onze anos. Começando a compor, demonstrou um talento precoce, que chamou a atenção de seus mestres, principalmente de Massenet, que muito o ajudou. Desde então Reinaldo Hahn tem abordado os mais diversos gêneros musicais - música para teatro, música instrumental, música vocal, etc.
Suas primeiras produções prometiam muito. Percebia-se nelas um espírito moderno, sem exageros, equilibrado, dono de uma larga e pura musicalidade, que só poderia pertencer mesmo a um grande músico. No entanto, como os maiores críticos têm verificado, com o decorrer dos anos Reinaldo Hahn não se revelou o grande músico esperado; vem demonstrando ser um compositor muito refinado e culto, "profundamente artístico, mas, sem grande originalidade", tendo perdido um pouco da vivacidade primitiva.
Em sua obra extensa, de uma técnica impecável, destacam-se as canções, compostas principalmente durante sua mocidade, as quais possuem uma suavidade e singeleza encantadoras. Nesse gênero, Reinaldo Hahn, demonstrando uma grande compreensão das possibilidades da voz humana e do piano acompanhador, tem escrito pequenas peças magníficas, comparáveis às de Fauré, um dos maiores compositores contemporâneos de canções.

Reynaldo Hahn (naturalizado francês, 1874-1947)*


Três canções:
- Rêverie



Duração: 01:55

- Si mes vers avaient de ailes



Duração: 02:10

- Paysage



Duração: 02:27

2ª parte

Bach (Alemanha, 1685-1750): Suíte em Si Menor, nº 2, para flauta e cordas.***




Duração: 20:27

_________________
* Repetição do 11º Concerto de Discos
** Repertição do 36º Concerto de Discos
*** Repertório repetido do 36º Concerto de Discos (Sem texto)

Compartilhe: